segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Expedição Marrocos 2015 – Quinto Dia

O dia de acordar cedo para curtir o antigo Dakar acabou mudando um pouco. Com a tempestade que pegamos no dia anterior, e com a certeza que quando o tempo vira por aqui ele demora pelo menos quatro dias para melhorar, tivemos uma pequena reunião de emergência durante a noite.



A primeira decisão tomada foi a de não dormir nas tendas. A tempestade de areia poderia nos pegar em cheio e uma hospedagem que seria incrível passaria para péssima em poucos minutos. A questão logística para reservar as tendas foi levada em consideração e cancelamos tudo e nossa agência foi atrás de opções para passarmos a noite.


Outra decisão deixamos para a manhã do quinto dia, que seria de tomar ou não as trilhas do antigo dakar. Logo quando acordamos vimos que seria impossível seguirmos por esse caminho. Choveu muito durante toda a noite, e pela manhã, ainda caia água. Logo decidimos que era melhor cancelar esse trecho e seguir pela estrada principal até nosso próximo destino. Uma grande pena, mas a decisão mais segura para o grupo e para a expedição. Infelizmente não controlamos as forças da natureza.


O deslocamento foi longo e sem muitas surpresas. Passamos por diversos postos policias que se 
intensificam com a proximidade da fronteira com a Argélia. Não tivemos problemas novamente pelo apoio dado pela nossa agência.


Chegando a cidade de Zagora, pegamos uma estrada de terra sentido M’Hamid, cidade onde passaríamos a noite. Paramos em um posto de gasolina para almoçar e aproveitamos para deixar nossa marca de um modo que só quem já fez expedições conhece. E se diverte vendo quem já passou por ali.



Como tínhamos tempo antes do entardecer, passamos um pouco de M’Hamid e fomos brincar nas dunetes, dunas pequenas que ficam a poucos quilômetros da cidade. Foi a primeira experiência com dunas para muitos de nós, o que gerou boas risadas e muitos carros presos. Nosso carro guia auxiliou na retirada dos atolados. Nos divertimos muito e aproveitamos para algumas fotos da equipe, apesar do frio e do vento.




Ficamos a noite no hotel Chez le Pacha, que tinha uma estrutura bem legal. A Offroad Travel novamente nos surpreendendo com boas escolhas mesmo com problemas inesperados. O vento ainda não tinha cessado e atrapalhava um pouco na movimentação pelo hotel, mas isso faz parte do deserto. Pelo menos ele tinha diminuido e não se comparava a tempestade do dia anterior. Amanhã tentaremos pegar o segundo trecho do Dakar. Pelo tempo, iremos conseguir sem problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário