quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Expedição Marrocos 2015 – Quarto Dia

O dia foi complicado de acordar. Após uma noite de muitas risadas e muita cerveja, sair da cama antes das sete foi bem complicado. Banho, café e as oito horas estávamos na estrada. Um pequeno trecho de deslocamento e paramos para conhecer uma fábrica de tapetes típicos Berbère. O nosso anfitrião foi muito simpático e divertido e nos contou todas as tradições em torno dos tapetes.


Paramos para ver o Grande oásis de Tinerhir e aproveitamos para nos prepararmos para o deserto. Todos compraram seus lenços Berbère e brincaram com os camelos.


Passamos após um longo deslocamento pelo portal do Sahara, na cidade de Rissani. Pegamos um pequeno trecho de areia dura e ao longe viamos as dunas de Merzouga. Um paredão de areia que subia no horizonte e iluminava a trilha.



Paramos para almoçar em um hotel aos pés das dunas. Alguns após a refeição aproveitaram para relaxar e outros aproveitaram para andar com os camelos do hotel. Um pequeno passeio no deserto e vamos para o que interessa, 4x4 nas dunas.



Como o dia foi de um longo deslocamento, só tivemos tempo para a diversão no final da tarde. Porém, acabamos tendo uma surpresa. Um pouco antes de sair do hotel, víamos no horizonte nuvens carregadas que pareciam uma bela chuva, mas erramos feio no achismo.



A nuvem de chuva, na verdade, era uma tempestade de areia. Uma tempestade de areia que acertou a gente em cheio, bem no meio das dunas. Como estávamos em comboio, quando a tempestade nos pegou, acabamos nos perdendo um dos outros.


Estamos acostumados no Brasil com perrengues como árvores na trilhas, chuva, enchentes, etc. Agora, uma nuvem de areia espessa que não se conseguia ver nada além do vidro nunca ninguém tinha visto. Nem a pior serração era como os piores momentos da tempestade.


Após alguns minutos, a tempestade deu uma brecha e conseguimos nos achar. Paramos e decidimos esperar um pouco para pelo menos saber em qual direção seguiamos. Após alguns minutos, nosso guia marroquino, Hassan, achou que podíamos seguir e conseguimos sair das dunas. Nosso carro de apoio tinha pegado um caminho diferente para poder fazer algumas imagens nossas, mas com a tempestade, acabamos nos perdendo. Conseguimos contato após um tempo e marcamos um lugar para nos encontrar.



A tempestade amainou e seguimos pela noite no deserto até nossa cidade de pouso. Ficamos em Boulmane Dades, cidade que ficou conhecida por ser um dos acampamentos dos trechos do Dakar. Amanhã, para variar, será dia de acordar cedo para cairmos num dos antigos trechos do Rally Dakar. 

Um comentário:

  1. Ótimas fotos
    Bem-vindo ao deserto de Marrocos
    Planejando uma viagem para Marrocos e preso para coisas para fazer? Camel Trip Marrocos é uma empresa de viagens Marrocos dirigida por Berbers locais e especializada nas atividades do deserto (Camel Treks & Sahara Desert Tours)
    Telefone: +212671581826
    Email: cameltripmorocco@gmail.com
    Https://www.facebook.com/Cameltripmorocco/
    Http://cameltripmorocco.blogspot.com

    ResponderExcluir