terça-feira, 2 de setembro de 2014

O Futuro do Velho Niva


Esse ícone russo tem mais lenha para queimar. A história da Lada e do Niva já contamos nessa postagem, o que eu quero falar agora é do futuro da marca. O antigo Niva continua a ser fabricado na Rússia com o nome de Taiga e com algumas perfumarias a mais, mas a cara dele não mente, é um Niva. O nome mudou exatamente porque a GM, em parceria com a AutoVAZ, desenvolveu o Chevrolet Niva, essa “beleza” abaixo.


As vendas não iam muito bem (acho que sei porque) e as empresas resolveram fazer uma reestilização do modelo para alavancar as vendas. O novo conceito foi apresentado no Salão de Moscou na última semana e chamou atenção principalmente dos brasileiros. Nosso país tem uma ligação forte com esse carro.

Taiga ou Niva?

Ouvi opiniões de que o novo conceito se parece muito com o EcoSport (acho que o pobre EcoSport virou sinônimo para “jipinhos de shooping”), mas eu gostei do visual. O designer responsável pelo conceito foi Ondrej Koromhaz, da Holden, e ele foi feito na fábrica da General Motors em Melbourne, na Austrália.


Com hack no teto, snorkel,  faróis de longo alcance e suspensão elevada o carro me parece bruto. Os pneus são off-road, de medidas 235/70, com rodas de 16 polegadas.

Parece que a motorização será Peugeot. Um 1.8 de 135cv com 5 marcas. Mas ainda nada foi definitivamente escolhido. Sem planos para um motor a diesel.



Difícil dizer se o modelo será realmente produzido ou que chegará para nós no Brasil, mas a curiosidade aguçou com algumas fotos. Espero que a GM vá em frente com o projeto e que possamos testar essa beleza algum dia.  

Um comentário: