sexta-feira, 11 de abril de 2014

Capítulo 2 - Como Começar

Claro, você pode começar gastando uma grana preta e comprar um 4x4 zero, mandar colocar rodas do tamanho do mundo, adquirir aquele guincho que levanta até trator e esperar um belo dia de sábado para fazer suas trilhas. Porém, você começa a perceber que ninguem te chama para fazer nada e sua viatura fica encostada um bom tempo até você decidir vendê-la. Fim da história e você nem aproveitou o que nós mostramos aqui no blog.

Que tal começar diferente? Para se ter uma ideia, você não precisa gastar muito para entrar nesse mundo. Por exemplo, você pode começar como co-piloto de alguém.

O que faz o co-piloto? Co-piloto é a pessoa que ajuda o motorista nas trilhas. É a pessoa que puxa guincho quando o carro atola. Fica atento para ver se o carro não vai virar. Muitas vezes fica de olho no mapa para ver se o caminho está certo e de olho na cerveja para não acabar. Abrir e fechar porteiras, tirar fotos, filmar. Enfim, o co-piloto precisa de muita disposição e camaradagem. No mundo dos rallys, o co-piloto é chamado navegador, mas nas trilhas ele é o zequinha.

Diz a lenda que o nome zequinha surgiu por causa do desenho Speed Racer, aonde o personagem Gorducho (irmão do Speed) tinha um macaco chamado zequinha. Os dois ficavam no porta malas do Mach 5 e ajudavam quando a coisa apertava durante as corridas. Essa é a história que eu encontrei para o apelido.

Muitas pessoas já possuem um 4x4 e precisam de um companheiro para suas trilhas e passeios. Aposto que muitos dos seus amigos tem contato com alguém que possua um fora de estrada e seja participante de algum grupo de jipeiros. Nas conversas mais simples, descobrimos gente que nem imaginávamos que anda de jipe. Então, porque começar errado, se uma coisa muito importante no fora de estrada é ter uma galera que ande junto com você.

Pense seriamente antes de gastar aquela grana do começo. Pergunte aos seus conhecidos se eles compartilham da mesma paixão que você. Se nenhum deles gostar disso (o que eu acho quase impossível), a Internet ajuda muito hoje em dia, e você pode achar encontros de jipe clubes por todo o país. Aposto que nesses encontros você irá achar o que procura.


Ser zequinha é ótimo porque primeiro você aprende as manhas rápido. Sua presença é sempre bem vista nas trilhas e você conhece muita gente. Após algumas trilhas você já estará antenado e pronto para o próximo passo, encontrar seu próprio fora de estrada.

Voltar ao guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário