segunda-feira, 15 de outubro de 2012

WRC


As pistas nesta incrível aventura do automobilismo vão desde o gelo e a neve da Escandinávia para o calor sufocante da Jordânia - sobre superfícies, como gelo, asfalto liso e cascalho.


Obviamente, a série é considerada como a competição de automobilismo mais desafiadoras do mundo. Fundada em seu formato atual em 1973, em 2012 os pilotos e as equipes batalharam pelo troféu de campeão em 13 países.
A competição em si é extremamente simples. Cada rali é dividido em um número (tipicamente entre 15 e 25) de "etapas especiais", que são executados em estradas fechadas. Os pilotos enfrentam esses especiais um por vez para ver quem termina em menor tempo. Os pilotos devem se conduzir para cada uma dessas etapas especiais por estradas normais seguindo as leis de trânsito. Durante as “etapas especiais” um co-piloto ou navegador lê um bloco de notas com as condições da estrada e direção.


Os carros utilizados não são muito diferentes dos de rua com algumas diferenças, entre elas a maior é o turbo utilizado no WRC. A velocidade final depende de vários fatores, mas é comum a máxima chegar aos 220Km/h.

Temos alguns brasileiros representando o país nessa categoria, como os pilotos Paulo Nobre e Daniel Oliveira e seus respectivos co-pilotos Edu Paula e Carlos Magalhães. Temos até a Brazil World Rally Team, mas nenhum resultado muito expressivo.


O problema é que essa categoria tem dono já faz um bom tempo, o nome dele? Sebastien Loeb. O cara simplesmente ganhou todos os campeonatos desde 2004, e vai ganhar desse ano também. Sempre com seu co-piloto Daniel Elena ao seu lado, o cara simplesmente apavora. Ele já ganhou também aquela competição da FIA de vários pilotos de modalidades diferentes competindo com os mesmos carros na mesma pista, o tal do Super Campeão. O cara é um monstro da velocidade.


O campeonato esse ano está acabando, só faltam 2 etapas (Itália e Espanha), mas se você tiver um tempo vale a pena conferir o que estes caras aprontam pelo mundo. Quem gosta de carro e principalmente de velocidade não pode perder!


Alguns videos para curtir:

Vídeo do Loeb:



Melhores momentos do Rally na França:



Melhores momentos do dia 3 do Rally da Nova Zelândia:



Treino de Troca de Pneus da BWRT:



Quem sabe um dia não nos envolvemos em algum rally desses, pelo menos para um test-drive, quem sabe...

Para mais informações, visite o site do WRC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário